Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

23.4.12

É uma pena esquecerem-se de nós...

Este blogue não tem por vocação andar a assinalar o que está bem ou mal em Lisboa. Há outros que já o fazem muito bem... mas toda a regra tem excepção:

Júlio de Castilho (1840-1919) foi um Alfacinha muito ilustre: filho do escritor António Feliciano de Castilho, visconde de Castilho, foi jornalista, poeta, escritor e político. Distinguiu-se como olisipógrafo e publicou diversas obras sobre a cidade de Lisboa, juntando uma importante colecção pessoal de documentos sobre o tema, hoje depositados na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Em conformidade, Júlio de Castilho tem um busto no jardim que leva o seu nome (no Miradouro de Santa Luzia) e um topónimo no largo onde viveu.
O Largo Júlio de Castilho
(antigo Largo da Duquesa) fica em local nobre, no Paço do Lumiar, paredes meias com o Palácio do Monteiro-Mor (actual Museu do Traje).
O Largo Júlio de Castilho e a casa onde viveu Júlio de Castilho estão uma vergonha, indignos do nome que ostentam.

Retrato executado por José Malhoa // "Memórias de Castilho"
Palácio do Monteiro-Mor
outros dignos vizinhos


No centro do Largo, um chafariz com dois pequenos tanques semicirculares e duas bicas, popularmente chamado "Chafariz do Boneco", precisamente por causa da estátua que o decora(va). Construído em 1909, as bicas são (já foram) decoradas com golfinhos e um tridente. A estátua representava um soldado romano segurando numa mão uma taça e na outra uma cornucópia (símbolo de abundância).
A estátua era meramente decorativa, sem qualquer valor estético ou artístico (ou não lhe chamariam "boneco"). Mesmo assim, algum energúmeno decidiu roubá-la há meia-dúzia de anos.

A casa de Júlio de Castilho
A placa "evocadora" (?)
Mesmo ao lado, este distinto vizinho teve melhor sorte.
De facto, é uma pena...

No comments:

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!