Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

24.5.11

Usar e abusar, mesmo sem Necessidade

(álbum + bibliografia 1 2 3)
Tapada das Necessidades
Em 1607 foi construído neste espaço a Ermida de Nossa Senhora da Saúde, onde as pessoas iam desabafar sobre as suas aflições, razão pela qual ganhou a designação de Ermida da Senhora das Necessidades.
Em 1742, D. João V mandou construir um convento e um palácio para sua residência, a qual, no reinado de D. Maria II adquiriu o estatuto de residência oficial. Em 1843, o jardineiro Bonard redesenhou os jardins ao estilo romântico inglês.

No anno de MDCCXLV em que se levantou este muro, que por esta parte fecha a cerca do Hospício, mandou EL-REY D.JOAM QUINTO N.S. por este padram, ordenando que na distancia de dous mil e duzentos palmos principiados a contar do meyo da porta de N.S. das Necessidades para a parte do Norte, se nam levante edificio algûm por ser este terreno deputado para a Fortificaçam e convir estar dembaraçado quando se continuar, mudando os P.P. á sua custa o muro para o interior da cerca sem que a Fortificaçam haja de pagar cousa alguma pelo dito terreno como vay declarado na planta e doaçam registadas na Vedoria das Fortificaçoes, Contadoria geral de guerra.  Junta dos Tres Estados, e Torre do Tombo, Padrâm 1º.


(um Leão de Veneza, aqui ??)
Os jardins de pedras e de cactos. Não pisar fora do caminho !!



(velhas casas de empregados, um torreão do Aqueduto)
 
(um... moinho de vento, hoje só o Ar Condicionado faz vento)
Com D. Carlos, a Tapada é enriquecido com novas construções, como a Casa do Regalo, local do atelier de pintura da Rainha D. Amélia. 
Em 2006, instalou-se aqui o gabinete do ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio (Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações e Enviado Especial do Secretário-geral da ONU para a Luta Contra a Tuberculose).
Mas, pelos vistos, não sobra dinheiro nem interesse para cuidar do jardim circundante.



Em 1844, D. Pedro V mandou construir a bonita Estufa circular para a sua esposa D. Estefânia.









Casa do Fresco



Jardins de Buxo
Com a implantação da República, o Palácio e a Tapada entram num período de esquecimento até que em 1916 o palácio acolhe o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O M.N.E., certamente idealizando em cada Alfacinha um potencial terrorista, dificulta ao máximo as visitas ao interior do Palácio das Necessidades, "por razões de segurança". Fica também abrangida pela quarentena a bonita Ermida de Nossa Senhora da Saúde.
Uma fobia que, felizmente, não é partilhada por outras representações diplomáticas espalhadas pelos Palácios de Lisboa (Embaixadas de França, Espanha, Itália, México, ...). Ainda bem.






No comments:

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!