Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

29.5.11

Esta tem imensa Graça...

(álbum + bibliografia)


A Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça teve origem no ano de 1586, quando Luís Alvares de Andrade, pintor, obteve a autorização dos frades do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa, para aí fundar uma confraria de devoção à Santa Cruz de Cristo, cumprindo um desejo seu.











A Irmandade alcançou uma grande importância e em finais do século XVII passou a chamar-se Irmandade de Vera Cruz e Passos de Cristo, instituíndo-se a realização anual da procissão do Senhor dos Passos.
A procissão partia da Igreja da Graça, onde se encontrava a imagem do Senhor dos Passos, e fazia o seu percurso até à Igreja de São Roque, onde pernoitava e onde os fiéis tinham a oportunidade de beijar os pés da imagem. 
No dia seguinte, iam Suas Majestades à Igreja de São Roque assistir à missa e orar. Após a visita, a procissão seguia o percurso de regresso, descendo pela Rua da Misericórdia e passando pelo Largo do Chiado e Igreja do Loreto. Continuava pela Rua Garrett, Calçada Nova do Carmo até chegar ao Rossio e ao Largo de São Domingos. Daqui passava à Rua do Benformoso, Largo do Terreirinho, Calçada de Santo André, para finalmente chegar, já pela noite, à Igreja da Graça onde se recolhia a imagem.

(imagem do Senhor dos Passos na Igreja de São Roque)

A tradição determinava também que a procissão deveria parar em 10 pontos pré-determinados. Em cada um desses pontos foi erigida uma pequena capela, denominada Posto (ou Portal) da Procissão do Senhor dos Passos. Praticamente todas as capelas desapareceram, existem apenas duas ou três em péssimo estado de conservação.
Este é o 5º Portal, no Largo do Terreirinho:

No comments:

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!