Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

19.3.12

Parque Mayer: de pior a péssimo

O Parque Mayer está implantado no espaço que era o dos jardins do Palácio Mayer (Prémio Valmor 1902, actual Consulado-Geral de Espanha). Em 1920 o recinto foi vendido a Luís Galhardo, que sonhava criar aqui um espaço dedicado ao divertimento. Na sua inauguração em 15 de Junho de 1922, logo aqui foi criado um Teatro com o nome da actriz e fadista Maria Vitória, recentemente falecida. Em 1926 abriu o Teatro Variedades e em 1931 foi inaugurado o Capitólio. Já em 1956, era criado o novo Teatro ABC, no espaço que fora do "Alhambra" e parte do "Pavilhão Português".
Para além dos Teatros de Revista, o Parque Mayer foi dotado de Restaurantes, Carrosséis, Esplanadas, Pavilhões, Casas de Fado, Barracas de Tiro, etc.
Aí se exibiram as tradicionais Revistas mas também Cinema, Luta Livre e Boxe. Era um local de boémia por excelência, onde tanto acorria o povo folião como a elite política ou os intelectuais de Lisboa.
Actualmente em adiantado estado de degradação, o Parque Mayer anda ao sabor dos desmandos da política, do oportunismo empresarial e da incúria. Há meia dúzia de anos, a edilidade contratou o conceituado arquitecto Frank Gehry para projectar o novo Parque Mayer. O projecto foi feito e pago (2.5 milhões de euros) para logo de seguida ser metido na gaveta.
Apenas o Teatro Maria Vitória (o primeiro a abrir) se mantém em funcionamento.











No comments:

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!