Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

3.1.12

A "minha" Igreja



lápide que celebra a salvação do terramoto de 1755





Uma longa história:
Durante a ocupação árabe da Península Ibérica muitas imagens foram escondidas para evitar a sua destruição. Na luta contra os mouros julga-se que Carlos Magno teria andado pela zona central de Espanha e alguns franceses se teriam refugiado numa serra que ganhou assim o nome "Penha de França".
Em 1434, o monge francês Simão Vela sonhou com a existência de uma imagem da Virgem escondida no topo de uma escarpada serra, que lhe acenava para que ele fosse à sua procura. Após 5 anos de busca, descobriu-a no cume da serra da Penha de França. Levantou capela e a imagem ficou com o nome da serra. Devido aos numerosos milagres, logo se tornou muito célebre e mais tarde foi aí construído um dos mais ricos santuários da cristandade.
Para Portugal, a Virgem da Penha de França entra na sua história após a batalha de Alcácer-Quibir. O português António Simões, escultor de profissão e um dos prisioneiros escravizados pelos árabes, prometeu à Virgem que, caso conseguisse fugir à escravidão e chegar à pátria, lhe faria sete imagens. Tal aconteceu e ele cumpriu a sua promessa. Chegado a Lisboa, esculpiu diversas imagens com as suas devoções, mas quando chegou à sétima não sabia que invocação haveria de esculpir. Um padre jesuíta aconselhou-lhe a imagem de Nossa Senhora da Penha de França cujos milagres eram muito falados em Castela.
Mais tarde, em 1597, construiu-se uma capela para essa imagem em Lisboa, num local que ficou até hoje conhecido como Penha de França. Em Outubro desse ano a peste assola novamente Lisboa e o povo recorre à Virgem da Penha de França. O senado promete-lhe ampliação do santuário e milagrosamente a peste é controlada.
Em 1755 o terramoto arrasou o santuário mas a imagem foi retirada das ruínas praticamente intacta. Hoje encontra-se no mesmo local, numa igreja reconstruída 33 anos depois do terramoto.Muitos milagres atribuídos a Nossa Senhora da Penha de França são conhecidos em Lisboa.

1 comment:

MIAUNANDINHA said...

Pois meu amigo ,esta é também a minha Igreja ,as minhas comunhões ,o meu crisma as Guias de Portugal Os Escuteiros ,as missas a que faltei ,para ír para o Miradouro namorar ,etc etc
A subir a calçada era sempre uma alegria ,a minha Rua era a Carvalho Araújo ,e sábados e domingos quase voava para chegar ao topo ,á nossa igreja

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!