Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

3.3.11

A Bica do Broas


O Broas mora aqui:


Pátio do Broas
A Bica é o bairro mais pequeno de Lisboa. Ocupa um beco, cinco travessas, três ruas, duas calçadas e um largo. O facto de ficar num vale entre os declives de duas colinas tornou obrigatórias as escadinhas. O transporte-rei aqui é o elevador, mas o verdadeiro núcleo do Bairro é a Calçada da Bica Grande, paralela à rua do elevador. No n.º2 acede-se ao Pátio do Broas (ou Vila Pinheiro), onde se encontra uma antiga bica que guarda o nome da Calçada.
o galo do Broas


a Bica (Grande), no Pátio do Broas



O Bairro da Bica conserva o ar pacato e pitoresco que o caracteriza há muitos séculos. No entanto, às 23h do dia 21 de Julho de 1597 soou o alarme: o monte ia ruir. De facto, às primeiras horas do dia 22 ocorreu uma enorme derrocada, abrindo a colina a meio num imenso rasgo que hoje é a Rua da Bica de Duarte Belo. Pouco mais tarde, em Outubro de 1597, e de novo em 13 de Fevereiro de 1621, novos desabamentos ocorreram.


o Bóbi do Broas
pedra foreira e fragmento de coluna romana, ambos recuperados após o terramoto de 1755
o único habitante do Bairro que é mais famoso do que o Broas
santos e pecadores, excursionistas e pensionistas


Largo do Santo Antoninho: um amigo do Broas (ou talvez ele próprio)

A Bica Pequena (ou Bica dos Olhos) está inserida num alto-relevo em mármore que procura a simbologia do emblema de Lisboa. Ficou famosa pela eficácia no tratamento de doenças relacionadas com os olhos, dando nome à próxima Rua da Boavista. Muito sumida, percebe-se ainda a inscrição: "He obrigado o dono desta propriedade a conservar esta bica sempre corrente e à sua conta".
Ultimamente, a Bica dos Olhos não se vê, entaipada pela prepotência de um empreiteiro ignorante e o azar de uma obra parada.


O Santo Antoninho guarda a calçada. E o vidro acrílico guarda agora o Santo Antoninho e protege-o das pedradas (!)
A calçada já foi de tal modo exclusiva que dantes havia aqui um portão de ferro que se fechava durante a noite para só se abrir de manhã, protegendo assim os seus habitantes do exterior.

No comments:

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!