Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

20081225

Presépio da Igreja-Convento da Madre de Deus



Presépio da Igreja-Convento da Madre de Deus. Maquineta Adoração dos pastores (séc.XVIII).
Talvez o mais belo presépio português e um dos maiores executados no território nacional, o núcleo da Madre de Deus é um exemplo eloquente da mestria dos artistas que trabalhavam o barro, entre o final do séc.XVII e o início do séc.XVIII. Obra associada a António Ferreira (ainda que, provavelmente, aí tenha trabalhado o seu pai, Dionísio Ferreira), àcerca dele e de um dos seus presépios disse Machado de Castro “é uma peça de grande valor e estima, assim pela composição e verdade dos objectos, como pela graça e toque incomparável com que são executados”.
 






E, já agora:

20081224

Presépio da Basílica da Estrela


Presépio da Basílica da Estrela








Presépio da Basílica da Estrela (pertencia ao Convento do Santíssimo Coração de Jesus). Maquineta Adoração dos Reis Magos. (séc.XVIII, 1782-1784).
Um dos mais espectaculares presépios setecentistas portugueses, o conjunto da Basílica da Estrela é justamente considerado a melhor obra de Joaquim Machado de Castro (1731-1822). A fama do autor, consequência da realização deste e de outros núcleos para a Família Real portuguesa, garantiram que o seu nome seja hoje indissociável dos presépios nacionais. Uma das novidades da obra de Machado de Castro é a introdução do tema da Adoração dos Reis Magos, pois até aí os presépios portugueses representavam sempre a Adoração dos Pastores, e neste conjunto as matérias empregues na sua execução foram da melhor qualidade.


E, já agora:
Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!