(bibl.)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Esta igreja foi projectada por Pardal Monteiro e insere-se no movimento modernista que se vivia intensamente aquando da sua inauguração a 13 de Outubro de 1938.
Na celebração do 50º aniversário da sua inauguração, o Cardeal Patriarca de Lisboa disse em homília: "Depois desta, outras igrejas se edificaram no Patriarcado de Lisboa, algumas de inegável valor artístico. Mas nenhuma a iguala no conjunto de obras de arte, assinadas por mestres de indiscutível qualidade".
Na celebração do 50º aniversário da sua inauguração, o Cardeal Patriarca de Lisboa disse em homília: "Depois desta, outras igrejas se edificaram no Patriarcado de Lisboa, algumas de inegável valor artístico. Mas nenhuma a iguala no conjunto de obras de arte, assinadas por mestres de indiscutível qualidade".
Um desses mestres é Almada Negreiros. Pardal Monteiro, fala dele deste modo: "No vitral, no mosaico, na pintura mural e até no ferro, o seu talento produziu obras que o colocam definitivamente no primeiro plano dos renovadores e dos impulsionadores da arte nacional. Pela colaboração que me deu, pelo muito que enobreceu e valorizou a minha obra, eu testemunho mais uma vez a minha admiração e o meu reconhecimento àquele a quem o meu colega Cottinelli Telmo chamou «O mais Arquitecto dos Pintores Portugueses», o pintor Almada Negreiros".
As obras de Almada Negreiros nesta igreja são: o vitral da "Santíssima Trindade" no Coro; os vitrais, mosaicos e portas do Baptistério; os vitrais "Calvário" e "Nossa Senhora da Piedade" na Capela de Nossa Senhora da Piedade; os vitrais "Nossa Senhora do Carmo" e "Rainha dos Cristãos" na Capela de Nossa Senhora do Carmo; e os quatro frescos dos "Evangelistas", os vitrais e os símbolos eucarísticos do baldaquino da Abside.
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