(act. 2 Dez 2012)
Se, com justiça, se diz que as janelas são os olhos de uma casa e a porta a sua boca, se se pretende que as casas sejam as várias caras com que uma cidade se apresenta aos seus transeuntes, então as paredes das casas serão reflexo dos cuidados que nelas põem os seus habitantes.
Noutros países, até pinturas a óleo se podem ver a decorar certas paredes de certas casas em certos locais de privilégio (Suíça, Baviera, ...). Por cá, encontram-se Santos e marcas de propriedade (selos, foreiras, brasões), painéis de azulejo e estatuária de maior ou menor mérito.
Neste último caso, ganha especial relevância o "entalado" alfacinha, que melhor exemplifica a diversidade dos adereços de beleza que valorizam e enobrecem as nossas casas. Por imperativos de organização, as imagens aqui recolhidas estão mais ou menos "entaladas" consoante os desígnios do Arquitecto. Mas são todas dignas de estar aqui.
Para que a sistematização não se perca, arrumam-se as marcas de propriedade, os azulejos decorativos, os santos e os brasões noutros sítios. Quanto às portas e às janelas, ambas são raínhas das suas próprias páginas.
Actualizações frequentes
Rua Almeida Brandão // Rua Heliodoro Salgado
actual Museu do Oriente (montagem)
Largo de São Domingos, Palácio Regaleira (montagem)
2 comments:
Hi, I have just visited your site and the info you have covered has been of great interest to me.
Bela reportagem de quem gosta da cidade. Parabéns
Post a Comment