Mais de 7000 imagens de Lisboa, agrupadas neste blogue.
Imagens soltas e outras coisas mais, na Página do Facebook.

4.2.12

É portuguesa e às cores


A calçada portuguesa é, habitualmente, construída à custa de pedras brancas (calcário) e pretas (basalto). A variedade policromática é muito mais rara, embora se encontrem alguns exemplos isolados, aqui e acolá (por exemplo, pequenos detalhes na Praça do Império).

Rua do Telhal

Ruas inteiras com motivos policromáticos são pouquíssimas e, por esse motivo, mereciam muito mais atenção, o que nem sempre acontece.

Rua Lopes de Mendonça





Péssima intervenção, inqualificável barbaridade.   De notar o nível do trabalho inicial, com pedras pentagonais ou hexagonais, aqui "mutilado" com pedras quadradas.

2 comments:

Ricardo Moreira said...

Grandes fotos e grandes obras de arte, ainda feitas por calceteiros que o eram de facto!

Só uma curiosidade: há cerca de ano e meio participei numa visita guiada no âmbito do programa Ciência Viva, sobre geologia (o nome da visita era mesmo "Geologia Augusta"). Na Rua Augusta quando o monitor perguntou à assistência que pedras negras eram aquelas e todos disseram "basalto" ele disse que não, que era calcário como as pedras brancas! E, como prova, colocou-lhes ácido em cima e, surpresa, houve reacção!

Mário Marzagão said...

Caro Ricardo, a sua observação é pertinente e a experiência que descreve é, obviamente, legítima. Acredito que as pedras negras da Rua Augusta sejam de calcário negro, como provavelmente ocorre noutros locais.
De facto, qualquer pedra pode ser utilizada em calçada portuguesa, dependendo principalmente da sua abundância e da facilidade em talhá-la. O basalto é uma pedra muito dura. A dificuldade em talhá-la leva a que, sempre que é possível a substituam por outra com côr semelhante (no entanto, o empedrado das estradas era sempre em basalto ou granito, dada a sua resistência).
O calcário pode assumir múltiplas cores, consoante as impurezas que aloja. O calcário negro não é tão frequente como o branco, rosa, etc. Decerto todas as pedras que vê nas imagens acima serão calcário, mas não é boa ideia ir lá experimentar com ácido (clorídrico).

A este propósito, recomendo-lhe a leitura deste interessante artigo da Wikipedia (edição brasileira), onde voltam a citar a utilização preferencial do calcário e do basalto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cal%C3%A7ada_portuguesa

Obrigado pelos seus comentários.

Ctrl+clique em qualquer imagem para a abrir noutro écran.

Clique em qualquer imagem para ver a Galeria de imagens ampliadas; feche a Galeria para regressar.

ESPERO QUE ESTEJAM A GOSTAR !!